Johnny Depp Forever
A sua fonte de informações sobre o ator e músico Johnny Depp
Resenha: “Vida Após a Morte” (Damien Echols)
junho 15, 2013

Informações

Vida Após a Morte
Damien Echols

Sinopse: Aos dezoito anos, Damien Echols foi apontado como líder de um grupo satanista e principal responsável pelo assassinato de três garotos de oito anos em West Memphis, no Arkansas. Após um julgamento marcado por falsos testemunhos, provas manipuladas e histeria pública, em 1994 seus amigos Jason Baldwin e Jessie Misskelley foram condenados à prisão perpétua e Damien foi enviado ao Corredor da Morte, onde aguardaria sua execução. As irregularidades gritantes no desenrolar do processo, bem como a apatia dos advogados de defesa, chegaram ao conhecimento do público dois anos depois, por meio do documentário Paradise Lost: The Child Murders at Robin Hood Hills.

Desde então o caso conquistou repercussão mundial e angariou simpatizantes célebres, como o ator Johnny Depp, o músico Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, e o cineasta Peter Jackson, que se empenharam vigorosamente para que a justiça fosse feita. Graças a esse esforço, o trio de West Memphis foi enfim libertado em 2011. Em Vida após a morte, Damien Echols conta sua própria história com notável talento narrativo e constrói um relato envolvente. Sua prosa fluida e rica em detalhes alterna episódios da vida dentro e fora do sistema carcerário norte-americano, ao descrever desde a infância de extrema pobreza, sua condenação e os anos na cadeia até a relação com a esposa, com quem ele se casou quando ainda estava preso. Mais do que a denúncia de uma injustiça perpetrada durante dezoito anos, Vida após a morte é uma obra tocante que desnuda todo o esforço realizado pelo autor para preservar sua sanidade e integridade diante de uma rotina de terror e desespero.

Título original: Life After Death
Páginas: 416
Preço: R$ 39,90 e R$ 24,90 (E-Book)
Tradução: Marcello Lino
Editora: Intrínseca
» Leia um trecho

O que Johnny Depp disse sobre o livro: “Damien Echols sofreu uma espantosa injustiça, um pesadelo que poucos conseguiriam suportar. É uma história que levará o leitor às lágrimas e o deixará, ao mesmo tempo, estarrecido e fascinado. Um brilhante relato de memórias, à altura de gigantes literários do calibre de Jean Genet, Gregory David Roberts e Dostoiévski.”

Com Johnny Depp, um verdadeiro amigo e irmão, e o tatuador Mark Mahoney, em 2012, Los Angeles. (foto publicada no livro)

Resenha

Através do Johnny conhecemos e acompanhamos a história do trio de West Memphis. Ele não mediu esforços para ajudar Damien Echols e até depois de sua liberdade continua a apoiá-lo. Um exemplo disso, foi a presença de Johnny no lançamento do livro “Vida Após a Morte” em Nova York, em setembro do ano passado. Você pode saber mais sobre o apoio de Johnny no caso de Damien clicando aqui.

Quando soube que a editora Intrínseca havia lançado “Vida Após a Morte” no mês passado, logo pensei, preciso ler esse livro. Em uma de suas entrevistas, Johnny disse que gostaria que as pessoas aprendessem mais sobre o caso de Damien Echols. Então, assim como ele, através dessa resenha e parceria com a Intrínseca, pretendemos ajudar de forma singela, a divulgar a história de Echols, contada através de seu livro de memórias.

O livro é todo narrado em primeira pessoa, Damien nos conta a história de sua vida como se estivesse contando a um amigo. Narra sua infância pobre, com uma família desestruturada e um padrasto detestável, ele imaginava que nada podia ficar pior. Até ser acusado injustamente de homicídio aos 18 anos. Apesar do tema forte, ele consegue manter a narrativa fluida e permeada por esperança.

“Fico aborrecido de imaginar as pessoas lendo minhas palavras por curiosidade mórbida. Quero que leiam o que escrevo porque isto tem um significado para elas – seja por fazê-las rir ou por lembrá-las de coisas esquecidas que em algum momento tiveram importância para elas, ou simplesmente por comovê-las de algum modo. Não quero ser uma bizarrice, uma aberração ou algo que desperta curiosidade. Não quero ser o acidente de carro que todos param para olhar.” (Página 12)

Em muitos momentos me emocionei, e parava para pensar em como encaro minha vida. Damien tinha todos os motivos para se tornar uma pessoa ressentida e amargurada, mas com sua sensibilidade, inteligência e espiritualidade conseguiu sobreviver por quase vinte anos aos demônios de um corredor da morte.

“Não quero reclamar. Ninguém gosta de quem fica resmungando, eu sei. Porém, às vezes fico muito cansado – do abuso, da crueldade, da apatia. Tudo isso acaba com você. Mas sei que me deixar ser sugado e perder tempo falando sobre isso não ajuda em nada e só gera e alimenta mais frustração. Amanhã é um novo dia. Deixarei este para trás e seguirei em frente rumo a um lugar produtivo.” (Página 346)

Damien denuncia as condições do sistema penitenciário americano, e o tratamento que é dado aos condenados no corredor da morte, que não são tratados como seres humanos. Em meio a tanta crueldade, fiquei chocada com o fato que além de Damien que foi condenado injustamente, ainda existem mais dois inocentes no corredor da morte, além de um terceiro que já foi executado. Mas como ele diz em uma nota logo no início, nada terá mudado quando você estiver com esse livro em mãos.

Quando esteve preso, conheceu sua esposa, Lorri, a qual esse livro é dedicado. Se conheceram através de cartas e ela foi uma das principais responsáveis pela liberdade de Damien, pois lutou para que isso acontecesse, com a ajuda de simpatizantes. Mostrando que existem pessoas boas nesse mundo e que nada está perdido.

“Eu passaria de novo por tudo o que vivi se soubesse que aquilo era necessário para que Lorri me encontrasse. Ela me achou quando eu estava me afogando e me deu um sopro de vida. Eu havia desistido e ela me deu esperança. Pela primeira vez em minha vida, estou inteiro.” (Página 274)

Ao conseguir sua merecida liberdade em 2011, ele inicia agora sua vida após a morte.

Resenha por Elis
Equipe Johnny Depp Forever

Em parceria com a editora Intrínseca iremos sortear três exemplares de “Vida Após a Morte”. Veja aqui como participar.

  • Jess Gontier

    Eu quero!!!

  • Karolyn Petrucci

    Parece ser bem legal, eu quero o livro 😀

  • Clara

    Usuário no facebook: Cla Danielle (https://WWW.FACEBOOK.COM/CLA.DANIELLE)
    Usuário no twitter: @claraoficial

    Como foi dito na resenha já conheço um pouco da história do Damien, realmente muito emocionante e tocante tudo o que ele passou e principalmente como tudo aconteceu.
    Fico feliz que Johnny tenha lutado pela causa junto a outros artistas, isso mostra que o “poder” que as pessoas públicas possuem, pode ser usado para coisas melhores e maiores.
    Estou louca para poder ler por completo a narrativa de Damien, fiquei emocionada só de ler esse parágrafo da página 274.

  • Helen Diniz

    Desde que lançou esse livro fiquei curiosa pra ler, pois o Johnny não apoiaria uma causa qualquer. Espero ganhar. @_HelenDiniz

  • Danny Proença

    Não tem como imaginar o inferno que esse cara passou,e detalhe se casou na cadeia !
    Um milagre certamente a absolvição dele …

  • Lisi

    É uma história de superação, livro recomendadíssimo…
    É de se emocionar com tamanha injustiça que Damien Echols sofreu, e apesar de tudo ele nunca perdeu a esperança. Somente quem lê o livro consegue entender melhor todos os fatos. Ótima resenha, adorei! 🙂

  • Ester

    Gostaria muito de ganhar este livro. Por que quero lê-lo por completo. E também por que o Johnny é amigo do Damien, e eu é claro sou muito fã do Johnny. Por estes motivos gostaria de ganhar o livro e também por que adoro ler.

  • Anthony Goulart

    Qualquer semelhança com a justiça brasileira, não é mera coincidência.
    Impactante relato de alguém preso injustamente. Merece leitura, certamente!!

    Esse eu quero!!!
    @anthonygoulart

  • Fernanda Castro

    Adorei o tema! O mais interessante é poder relacionar essa temática com temas relacionados à nossa sociedade. Vai fazer bem ler esse livro e refletir sobre o processo judiciário em geral. Eu quero!

    Fernanda Castro
    @nandacgda

  • Rhainer

    usuario:Rhainer Moura
    to participando

  • Paloma

    Amei essa resenha!! Já tinha muita vontade de ler o livro que mostra a historia de alguém tao batalhador e o quanto o Johnny ajudou para que ele e os outros fossem libertados, e como a justiça sempre vence!!!

    Twitter: @JohnnyForever1

  • Marinalva soares

    http://www.facebook.com/marinalva.soaresdasilva.752
    Usuario: marinalva soares da silva
    É uma historia extraordinaria, eu recomendo!
    Além de eu ser fâ de Johnny desde do inicio dos filmes pirata do caribe, adoroo!!!
    Ele merece tudo de bom.
    esse livro é interessante não só pela historia em si, mas pelo fato de nos alertar para varias situações, em relação não só sentimental mas a justiça etc..

  • Francine Neuschrank

    Ótima resenha para um livro que, com certeza, desperta interesse. E, sendo narrado em primeira pessoa, escrita por quem realmente viveu tudo, torna tudo mais verdadeiro. Mais do que uma história de vida, o livro retrata e resgata questões importantes para reflexão na sociedade.

    Facebook: FrancineNeuschrank
    Twitter: @francinen

  • Bárbara jd

    Que legal!!
    gostei, seria muito legal se eu conseguisse um livro desse !!!
    bom, meu face é
    Barbi Sparrow Todd Wonka = http://www.facebook.com/edson.tazmania.3
    confesso que o título já me chamou a atenção… e pelo fato de ser narrado em 1º pessoa, da mais emoção ao ler….agora aguardar 😉

  • giovanna territsen

    nossa não conhecia a historia, mas deve ser sensacional o livro!

    nome no facebook: giovanna territsen

  • Camille Bertoni Depp

    Nossa eu adoraria ganhar,saber mais sobre essa história que parece ser bem legal de ser lida,bem interessante essa história dele,que para ele foi sofrida,também adoraria ganhar pra ter aquela foto dele com o meu ídolo Johnny Depp<3 nome do Facebook:Camille Bertoni Depp

  • Isabelle Santos

    https://www.facebook.com/isabelle.santos.1293

    nome de usuario: Isabelle Santos

    O livro mostra por meio de um ponto de vista por alguem que ja passou momentos horriveis na prisao,que as condiçoes de um homem condenado causou reações extremas em varias pessoas pela injustiça de um caso mal resolvido.Damien por toda sua vida passou por dificuldades e teve que passar a pior delas numa prisao sendo tratado como animal.Achei super hiper mega legal o Johnny te-lo ajudado nessa isso mostra que ainda existem pessoas que se preocupam com o proximo. fim 🙂

  • Brunna Rodrigues

    Facebook: Brunna Rodrigues (https://www.facebook.com/brunna.rodrigues.5492)
    Eu achei bem legal a iniciativa de Damien Echols de escrever um livro, porque alem de ele ter sido condenado injustamente, ele mostra a realidade do serviço americano (um país superdesenvolvido que tratam as pessoas como desiguais), e tambem uma linda história do amor entre Damien e Lorri, pois ela lutou para que seu maridos saísse da cadeia e assim buscaram justiça juntos! Muitas pessoas se sensibilizaram, como o Johnny, e deram apoio total a Damien. Esse livro vai valer muito a pena!

  • Larissa Stubbe

    Esse livro é um exemplo de superação! Estou louca para ler, quero muito!
    https://www.facebook.com/larissa.stubbe
    twitter: @Laaahstubbe

  • CamilaD

    Facebook: Camila R D Carneiro
    Twitter: @CamilaDeppLover
    Damien sofreu por muito tempo até que a justiça fosse feita. Johnny foi um amigo que o acolheu no seu coração. E eu quero muito poder ler essas palavras do Damien e entender melhor tudo que ele passou. Sou estudante de Direito, apenas quero me aprofundar melhor na história desse guerreiro. E no Brasil, a única coisa que poderá me ajudar será esse livro devido minha dificuldades com o Ingles.

  • Isamara Maçaneiro

    http://www.facebook.com/isamara.macaneiro

    Li e adorei. Damien é um cara extremamente inteligente e sóbrio. Nesse livro ele nos mostra o quanto a vida pode ser nossa inimiga. Se você tem um eixo, amigos, uma luz e uma verdade é possível vencer. Abraços!

  • Ester

    Fiquei comovida pelo pouco que li sobre o Damien Echols, eu sou apaixonada por livros e gostaria muito de ganhar este livro, não só por que envolve Johnny Depp, mas é um pouco sim, mas sim por que gosto de ler, e quero muito conhecer mais da história de Damien, por estes motivos gostaria muito de ganhar este livro.
    Nome de usuário no facebook: Ester da Silva.

  • PAULO JOSE SALARI

    gostaria muito de ganhar deve ser otimo

  • CAMILA SOARES DA SILVA

    QUERO MUITO GANHA DEVE SER MUITO BOM

  • BERENICE SOARES

    NOSSA COMO QUERO GANHA ESSE LIVRO PELO JEITO É OTIMO

  • Ana Cerqueira

    Doida para ganahr e dar de presente a meu pai q vai ficar muito feliz

  • João Monteiro Sobreira

    Vou adorar ganhar este livroo

  • Renata Macedo

    Não conheço a história mas o tema é bom e gostaria de ganahr

  • Alexsandro coelho dos santos

    Essa resenha me deixou muito ansioso para conhecer a fundo essa história,adorei o blog e principalmente compartilhar os ingressos com todos.Parabéns

  • Andrezza

    Quero muito ganhar… nunca ganhei um livro em nenhum sorteio… 🙁
    http://www.facebook.com/Dedezzab – Andrezza B. Luporini
    Fui no evento da Intriseca e eles falaram sobre esse livro procurei e só achei essa resenha…
    Que meu Deus estou louca para ler esse livro! amei o jeito que você colocou alguns trechos do livro e tal. a maioria das resenha coloca e eu acho que é bom porque você já vê como é o estilo do livro..

  • vanessa

    Gostaria muito de ler esse livro pois mostra um ponto de vista diferente e nos faz pensar que podem existir muitas outras pessoas que pagam por crimes que não cometeram, enquanto o verdadeiro culpado sai ileso. Vanessa Ellen _@nessaellen

  • Janaina Ferreira

    Só pela resenha dá pra ter uma ideia do quão emocionante é o livro. Quero muito!

    Twitter @JanainahFM

  • Eduardo Gomes

    Na minha opnião, os melhores livros são os narrados em primeira pessoa. Ainda mais quando entramos na mente do autor e conseguimos absorver todas as suas idéias e opiniões. E esse não foge à regra, ainda mais com um tema tão interessante, que muitas pessoas devem se perguntar? “Como seria a vida após a prisão?”.
    Ficaria muito grato se tivesse a oportunidade de ganhar o livro! Me desejem boa sorte 😉

    Facebook: Eduardo Gomes
    (https://www.facebook.com/eduardo.gomes.1466)

  • Chiara Facchini

    Nome do Perfil do Facebook: Chiara Facchini

    Meu Deus! Estou louca para ler esse livro, só pela a resenha já fiquei apaixonada! *-*

  • juliana cristina fernandes

    FIQUEI SABENDO DESSA HISTÓRIA POR MEIO DE UMA ENTREVISTA QUE LI DO PEARL JAM,MUITO INTERESSANTE,DEPOIS DE TODA INJUSTIÇA,FINALMENTE PRA ELE VEIO A JUSTIÇA,DOIDA PRA LER O LIVRO,ESPERO QUE SEJA MEU.

  • Antonio Ivan Correia Santos

    Nome: Antonio Ivan
    Facebook:https://www.facebook.com/antonio.ivan.58

    Excelente Resenha, já ficou imaginando como será o livro, perfeito!

  • Alessandra Barros

    Gente, o título e a capa do livro nunca me deixaram muito curiosa. Depois de ler a sinopse e a sua resenha fiquei super interessada. E as pessoas ainda acreditam que a pena de morte é a solução. Eu quero ganhar/ler este livro urgente!

Leave a comment