Johnny Depp Forever
A sua fonte de informações sobre o ator e músico Johnny Depp
Johnny Depp, Tim Burton e produtores falam sobre ‘Dark Shadows’
abril 2, 2012

Reportagem de Londres – Há uma diferença considerável nas produções de Tim Burton entre os estúdios de ‘Dark Shadows’ e de seu filme anterior ‘Alice no País das Maravilhas’, e não é surpresa para ninguém que este é um cineasta que se sente muito mais confortável na escuridão.

As ambições digitais de ‘Wonderland’ exigiram várias semanas de trabalho duro em um estúdio de tela verde, e no final disso tudo, Burton estava desesperado para voltar às suas raízes: construções de casas cinematográficas e, em seguida, assombrá-las com sua marca única e misteriosa. ‘Dark Shadows’, um romance de vampiros excêntricos, estrelado por Johnny Depp, Michelle Pfeiffer e Eva Green, também tem efeitos digitais, mas Burton convenceu a ‘Warner Bros’ e os produtores do filme à construirem a mansão Collins na Pinewood Studios, na Inglaterra, em vez de digitalizá-la na tela do computador.

“É tão bom vim trabalhar aqui, onde nem tudo é verde.” disse Burton no último verão enquanto vagava pelas suas produções góticas onde estava a mansão toda enfeitada com ornamentos de veludo que abrigava o aristocrático sugador de sangue Barnabas Collins. “É uma novela, ou pelo menos começou sendo uma. E isso significa realmente trabalhar com bons atores. Somos uma equipe e ajudamos uns aos outros. E isso é muito mais divertido.” disse Depp.
Clique para continuar lendo >>>

‘Dark Shadows’ que estreiará em 11 de maio (EUA), é uma criação curiosa e um mistério contínuo. O trailer, recentemente divulgado, provocou diferentes reações. O modo como as cenas mudam num piscar de olhos, possivelmente, sugeriu que o filme é uma brincadeira comparada aos filmes da saga ‘Crepúsculo’, mas na verdade, como a maioria dos projetos de Burton, este é um romance voltado para as obsessões da cultura pop da juventude da época.

No filme, Johnny Depp dá vida ao personagem Barnabas Collins, um playboy da alta sociedade de Maine no século XVIII. Com seu jeito sedutor, conseguiu ganhar a ira de Angelique Bouchard, uma bruxa interpretada por Eva Green. Ela o transforma em vampiro e o despacha para uma cripta subterrânea, onde ele fica preso até o ano de 1972, quando uma equipe de construção, por sorte, o liberta em um mundo totalmente estranho até ele descobrir a finalidade da nova era. O elenco apresenta os atores regulares de Burton, além de Johnny e Michelle Pfeffeir, temos a esposa do diretor, Helena Bonham Carter, Chloe Moretz e o inglês misterioso Christopher Lee.

A produção e os personagens são retirados da estranha série de TV de mesmo nome, uma novela que registrou 1225 episódios até sair do ar em 1971. Criado por Dan Curtis, o enredo estrelou Jonathan Frid como Barnabas e trouxe muitos fantasmas para as horas da tarde.

Ao contrário da ‘Família Adams’ ou ‘The Munsters’, este ‘thriller’ atraiu forasteiros jovens que são chamados de góticos hoje em dia. Três deles são Burton, Depp e Pfeiffer, e eles têm memórias quase idênticas de quando saíam em disparada da escola para casa à fim de assistirem ao mesmo programa: ‘Dark Shadows’.

“Foi algo muito real pra mim. Eu tinha que assitir, e foi difícil porque eu sempre perdia o início, porque começava às 3:00 horas da tarde e eu ainda estava na escola.” disse Depp que cresceu em Miramar, na Flórida. “E então a série mudou para um horário mais tarde porque todas as crianças estavam mandando cartas pedindo isso.[…] Quando eu conhecia alguém que sabia algo sobre ‘Dark Shadows’, ou também adorava como eu, logo havia uma conexão imediata.” completou ele.

Burton também falou sobre a série original: “O primeiro ‘Dark Shadows’ foi um pouco mais abstrato. O que eu adorei foi o fato de que era uma novela melodramática, o que torna o enredo um objeto de interesse de qualquer estúdio moderno, tanto quanto cinema. Mas nós, meio que misturamos as coisas, e é isso que me atrai. Os meus filmes, em sua grande maioria, são uma mistura de luzes e coisas obscuras, juntando assuntos sérios com humor ao mesmo tempo.”

No set, durante uma cena no verão passado, Depp emergiu das sombras – vestido com o traje completo – esbanjando uma espécie de majestade singular. Ele não pôde ouvir o sussurro brincalhão de Bonham Carter quando ela o provocou falando sobre um papel anterior enquanto o observava no canto do estúdio. “Basta olhar para ele.” disse Carter com uma piscadela, e explicou: “Ele fica esplêndido se pode usar um delineador. ‘O Turista’? Deveria ter tido mais maquiagem.”

Depp tem um dos rostos mais famosos de Hollywood, rosto esse que ele esconde na maioria de seus papéis. “Eu não penso dessa maneira, eu apenas encaro o papel que me faz sentir bem.” disse o astro de 48 anos de idade.

Entre as tomadas de gravação, Johnny ofereceu suas mãos de vampiro para darmos uma olhada. Cada um de seus dedos foi estendido para as garras de protéses de borracha. Em uma das mãos, há o peso de um anel especialmente magnífico.

“Há uma certa elegância nesse cara que me diverte. Barnabas é ótimo pra mim.” disse Depp que, olhando por cima do ombro para Burton que estava conversando com Helena, comentou: “E basta olhar em volta. Não há nada como trabalhar com Tim.”

Ator e diretor são grandes amigos há muito tempo, mas Johnny confessa que tem que enfrentar um desafio cada vez maior toda vez que entra no universo de Burton. “Penso, será mesmo que já estive nessa arena antes? Isso é, de fato, algo que você precisa assistir.” disse Depp brincando ao dizer que Edward Mãos de Tesoura, Sweeney Todd e Ichabod Crane iriam passear pela mansão Collins nas gravações de ‘Dark Shadows’.

O ator pinta retratos de seus personagens, inspirando-se em suas mentes e corações. Para conseguir aperfeiçoar seus tons de voz ele conta até 10. Jackie Earl Harley, que interpreta o zelador Willie Loomis, disse que os truques de atuação de Johnny são os melhores.

“Ele estava usando os dedos longos numa parte das gravações em que ele tinha que me hipnotizar. Eu estava observando seus olhos e ouvindo sua voz, e foi quando começamos a trabalhar um pouco nessa cena. E eu falei algo tipo, ‘Uau, esse cara poderia ser o vampiro real em pessoa!” comentou Jackie à respeito da atuação de Johnny.

‘Dark Shadows’ é uma produção que gira em torno da interpretação cômica de Depp e do mundo envolvente de Burton, o Edward Gorey de Hollywood. Do lado de trás das camêras, o filme conta com a equipe de costume. São profissionais que já trabalharam anteriormente nos bastidores, incluindo a figurinista Colleen Atwood, o compositor Danny Elfman e o desenhista de produção Rick Heinrichs, que ganhou um Oscar pelo seu trabalho com Burton em ‘Sleepy Hollow’ (A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça).

“Alguns meses atrás, houve uma reunião aqui para mostrar onde seriam as fábricas, a estrada e o cais.” disse Heinrichs enquanto passeava pelo set de gravações: “Vai ser um pouco triste quando tivermos que esquecer e desmontar tudo. Esses edifícios dizem muito sobre a família Collins.”  Heinrich sorri quando perguntado se o ‘Dark Shadows’ original fez parte de sua vida assim como de alguns atores do elenco: “Eu estava na escola na hora que passava ‘Dark Shadows’, mas eu particularmente, não corria pra casa para assistí-lo todos os dias, mas a maioria dos meus amigos faziam isso. Era realmente o ‘Crepúsculo’ da época.”

O produtor Richard D. Zanuck, que produz os filme de Burton desde 2001, também comentou sobre o novo longa: “Eu nunca vi um filme como este. Ele não é igual a nenhum outro que já tenha existido.[…] É como cinco filmes em um só. É comédia, é romance, tem efeitos especiais, tem ação e tem um certo tipo de horror. Eu acho que tem um monte de coisas grandes que esse filme possui. Nós apenas temos que encontrar uma maneira de deixar as pessoas saberem o que ele oferece.”

Por: Geoff Boucher 

FONTE

Tradução e adaptação: Sarah – Equipe Johnny Depp Forever – Não reproduza sem os créditos!

 

 

 

 

Leave a comment